quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

8 de janeiro de 1918 - Propositura dos 14 Pontos por Woodrow Wilson








Este ano de 2014 marca o centenário da primeira grande carnificina do século XX, onde homens com mentalidade do século XIX governavam nações com poderes militares e econômicos do século XX, e levaram a humanidade a conflitos onde toda consideração de respeito à vida, aos acordos e aos compromissos com a compaixão, acabaram soterrados pela ensandecida máquina de guerra.
O ódio e a ganância levaram impérios à ruína, França e Inglaterra desejosas de abater o crescimento da Alemanha, destruíram seus próprios impérios, a Rússia sucumbiu à sua própria imagem deformada de grande potência, e os Estados Unidos emergiram como potência, preservados pela distância geográfica e pela avidez pelo lucro e pela falta de compromisso moral com o sofrimento humano.


O único estadista comprometido com o fim da Grande Guerra do Ocidente, preocupado com o número de mortos e com o sofrimento humano, foi efetivamente Woodrow Wilson, quem propôs termos razoáveis para o final das hostilidades. Foram estes pontos que determinaram a aceitação pela Alemanha do Armistício em 11 de novembro de 1918.
O ódio visceral à Alemanha e a inconsciência de Georges Clemenceau, bem como a apatia na defesa do justo por parte de David Lloyd George, levaram à tragédia do Tratado de Versailles, causa primeira da Segunda Grande Guerra.
Woodrow Wilson o se deparar com a inconsequência dos dois políticos europeus, e também com as necessidades de reeleição, e a repulsa do Congresso Americano, acabou por apagar a chama da justiça, o que levou os EUA ao isolamento entre-guerras, a não entrar na Liga das Nações e contribuir assim, para que o mundo afundasse novamente em guerra e sofrimento.
Os Quatorze Catorze Pontos foram 14 proposições concebidas e propostas pelo presidente norte-americano Woodrow Wilson em seu discurso ao Congresso dos Estados Unidos em 8 de janeiro de 1918 para a reconstrução europeia após a Primeira Guerra Mundial. Seu objetivo era garantir a paz e evitar novos confrontos motivados pela vingança ou interesses políticos e econômicos, e estes 14 pontos, se efetivamente implementados e defendidos, eram o que efetivamente poderia garantir esta paz e crescimento.
Nenhuma nação seria punida ou ignorada, mesmo a vencida Alemanha, todas passariam a ter igualdade nas relações europeias. Apesar do altruísmo das propostas de Wilson, vários destes pontos seriam ignorados pela comunidade internacional.

Os Pontos

1 - "acordos públicos, negociados publicamente", ou seja a abolição da diplomacia secreta;
2 - Liberdade dos mares;
3 - Eliminação das barreiras econômicas entre as nações;
4 - Redução dos armamentos nacionais;
5 - Redefinição da política colonialista, levando em consideração o interesse dos povos colonizados;
6 - Retirada dos exércitos de ocupação da Rússia;
7 - Restauração da independência da Bélgica ;
8 - Restituição da Alsácia-Lorena à França;
9 - Reformulação das fronteiras italianas;
10 - Reconhecimento do direito ao desenvolvimento autônomo dos povos da Áustria-Hungria;
11 - Restauração da Romênia, da Sérvia e de Montenegro e direito de acesso ao mar para a Sérvia;
12 - Reconhecimento do direito ao desenvolvimento autônomo do povo da Turquia e abertura permanente dos estreitos que ligam o Mar Negro ao Mediterrâneo;
13 - Independência da Polônia ;
14 - Criação da Liga das Nações, ou Sociedade das nações.

Os homens de Versailles, sequer chegaram perto da grandiosidade dos pontos propostos, como resultado, colheram sangue e sofrimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário