sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

17 de janeiro de 1377 - Fim do Exílio de Avignon






Desde o início do Século XIV, a Igreja Católica não tinha mais o seu primaz em Roma, mas na Cidade de Avignon, no sul da França.
Nesta data deu-se o fim do "exílio de Avignon", pois que 1309, quando Clemente V, obediente ao Rei Filipe IV, o Belo de França, transferiu para lá Papado, que aquela cidade francesa sediava a Igreja de onde era dirigida toda a Cristandade.
Diz-se que em Avignon, diante dos cardeais, uma intrépida Catarina de Siena ousou proclamar os vícios da corte pontifícia e pedir, em nome de Cristo Jesus, a reforma dos costumes e dos abusos. Gregório XI a chamava para dar sua opinião em pleno Consistório dos
Cardeais da Igreja.
Teria a Santa convencido o Papa Gregório XI a voltar a Roma.
Em 17 de janeiro de 1377, Gregório XI deixa Avignon, apesar da oposição do Rei francês e de quase todo o Sacro Colégio. Ele ainda hesita no caminho, e ela o conjura a ir até o fim.
Mesmo assim, a paz na Igreja não seria longa e outra vez a República de Florença revolta-se contra o Papa, que apelou para Catarina de Siena. Rejeitada por aquela cidade, a santa quase foi martirizada. Gregório XI, gasto, envelhecido, sofrido, não resiste a mais estas ofensas que lhe fizeram a nobreza e o clero italina, e entrega sua alma a Deus.


Desta maneira foi que para ocupar o trono de São Pedro, os cardeais elegem o Arcebispo de Bari, o qual toma por nome Urbano VI.
Conhecedor dos poderes de persuasão de Catarina de Siena e vendo nela o espírito de Deus, o novo Pontífice a chama a Roma para estar a seu lado.
Acreditava o pontífice que isto era muito necessário, pois alguns cardeais franceses, desgostosos da rigidez do novo Papa, voltam para Avignon, anulam a eleição de Urbano e elegem o antipapa Clemente VII. Inicia-se assim o chamado Grande Cisma do Ocidente.
Santa Catarina de Siena entrou novamente em ação procurando ganhar, para o verdadeiro Papa, reis e governantes da Europa, por meio de cartas cheias de amor à Igreja e animadas do enérgico sentimento do dever.
O cisma duraria muitos anos, desangraria a cristandade ocidental, determinaria a doutrina do consiliarismo e por fim abriria a porta da Reforma. Mesmo que a santa tenha tentado inutilmente trazer de volta ao verdadeiro redil os três cardeais, que eram os autores principais do cisma, nada foi capaz de impedir este grande sofrimento e da triste ruptura da unidade cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário