domingo, 12 de janeiro de 2014

12 de janeiro de 1684 - Casamento do Rei Sol com Françoise D'Aubigné







Indiscutivelmente é Luís XIV considerado o monarca mais notável da história, encarnando de maneira definitiva o ideal do Rei ungido por Deus, e seu representante para tratar dos assuntos seculares do povo de Deus.
Foi alcunhado de “Rei Sol” pelo fato de sempre fantasiar-se de Sol nas peças e farsas por ele representadas, bem como, pela máxima “O Estado sou eu”.
Tais fatos demonstram bem como encarava o seu dever de monarca e o exercício que fazia da soberania, tornando este rei o apogeu do absolutismo francês, alçando-se acima do poder religioso e de qualquer outro poder em seu país, construiu enormes Palácios, como o dos Invalides, em homenagem aos homens tombados em suas guerras, que alcançaram as fronteiras naturais do Reino de França e o maravilhoso Versalhes, além de ter equipado seu exército a ponto de torná-lo o mais poderoso da Europa.
Tal comportamento torna explicável o título do livro de Voltaire que anuncia: Le Siècle de Louis XIV.
Luís XIV tinha um caráter forte e clara consciência de suas prerrogativas, porém isto não o impediu de se apaixonar por uma de suas amantes a ponto de torná-la secretamente sua esposa e fazer dela sua maior confidente por mais de trinta anos. O amor tudo pode, e a paixão do Rei mais poderoso do mundo, com a mulher que soube estar a seu lado, ouví-lo e fazê-lo verdadeiro amado, tornou possível que uma mulher austera, simples e cuidadosa, se tornasse a Rainha secreta de França.


Esta mulher Françoise D’Aubigné nasceu em uma prisão francesa no ano de 1635, na medida em que seu Constant estava preso por conspiração e assassinato e a mãe, Jeanne, era filha do diretor da prisão.
A extrema pobreza da família fez com que Françoise fosse obrigada a mendigar nas ruas. O pai a levou, ainda pequena com a mãe, para a ilha de Martinica. Com doze anos, a menina retornou à França. Como uma das poucas alternativas para moças sem estirpe e riqueza, Françoise foi educada em um convento e não dava sinais de que iria possuir uma vida social. No entanto, possuidora de uma austera e delicada beleza, unidas a inteligência e perspicácia, fez seu caminho para o centro do poder em Versailles, que à época era a corte mais opulenta e brilhante da Europa, até se tornar por suas ligações Marquesa de Maintenon e a esposa morganática secreta do Rei Sol, em pleno auge de seu poder.
Sem muitas alternativas sociai, veio aos 15 anos a casar-se com o poeta satírico Paul Scarron, 27 anos mais velho e gravemente deformado pelo reumatismo. Apesar dos males físicos, Scarron presidia um animado e escandaloso salão literário de Paris, e Françoise rapidamente se tornou seu estimado ornamento.
Com a morte de Scarron, ela passou a gozar de uma viuvez alegre no elegante bairro de Marais, na companhia da cortesã Ninon de Lenclos e da amante do rei, Athénaïs de Montespan, que fez da jovem viúva a governanta de sua prole de filhos ilegítimos, filhos estes do Rei Sol. A nomeação transformou a vida de Françoise, uma vez que o Rei logo voltou sua atenção para a graciosa governanta. Elevada à nobreza como Marquesa de Maintenon, em 1678, e, extra-oficialmente, "Madame de Maintenant", tornou-se uma das mulheres mais poderosas de seu tempo.
A fonte de seu poder? O amor, todos os seus encantos, a sabedoria que torna a mulher senhora da origem do mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário