domingo, 26 de janeiro de 2014

26 de janeiro de 1654 - Capitulação da Holanda no Brasil






Em 26 de Janeiro de 1654 é assinada a capitulação das tropas holandesas no Brasil, chamada de Capitulação do Campo do Taborda, no Recife, de onde partiram os últimos navios holandeses para a metrópole europeia que assim abandonava o sonho do Brasil Holandês, capitulação essa que só provocaria efeitos plenos em 6 de Agosto de 1661, com o segundo Tratado de Haia.
A Guerra Luso-Holandesa, também conhecida como Guerra Luso-Neerlandesa, foi um conflito armado entre forças Holandesas da Companhia Holandesa das Índias Orientais e da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais com as forças militares do Império e das colônias portuguesas. Fazendo parte das Guerras da Restauração, quando Portugal conquista em 1640 a restauração de sua independência em frente à Espanha e que entrou para a História como o primeiro grande conflito de escala planetária.
As guerras foram travadas de 1595 a 1663, caracterizando-se principalmente pelas invasões das companhias majestáticas holandesas aos territórios do império português nas Américas, África, Índia e extremo oriente, porque à época, Portugal estava unido à Espanha, inimiga histórica dos holandeses. 


Os confrontos foram iniciados durante a dinastia Filipina, a pretexto da Guerra dos Oitenta Anos, travada então, na Europa, entre a Espanha e os Países Baixos. Portugal foi envolvido no conflito por estar sob a união Ibérica, reunida à coroa Espanhola dos Habsburgos, mas os confrontos ainda perduraram, mesmo vinte anos após o 1º de Dezembro de 1640 data da Restauração da Independência de Portugal, sob D. João IV, Duque de Brangança.
O conflito estaria pouco relacionado com a guerra na Europa, servindo principalmente o propósito de estabelecer um império ultramarino holandês, assim como o domínio do comércio das especiarias, principalmente da cana-de-açúcar, proveitando-se a potência marítima européia da vulnerabilidade dos Portugueses.
Forças Inglesas, rivais de Espanha e livres da aliança que os ligava aos portugueses durante a União Ibérica, também auxiliaram os holandeses em certos momentos, até à restauração, altura em que a aliança voltou vigorar e, então, os ingleses passaram a auxiliar Portugal contra a Holanda.
A guerra resultou na perda do domínio português no oriente (Indonésia e Filipinas) e na fundação do império colonial holandês nos territórios conquistados. As ambições holandesas noutros teatros de competição econômica, como o Brasil e Angola, foram em grande parte invertidas pelos esforços Portugueses. 


Os interesses Ingleses beneficiaram também do conflito prolongado entre os seus dois principais rivais no oriente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário