segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

31 de dezembro de 535 – General Belisário termina a conquista da Sicilia




Após a derrota e caída do Império Romano do Ocidente no século V, com a deposição do último imperador em Ravena, Rômulo Augustulo em 476, o século VI marcou o renascimento do poderio militar naval romano. Em 508, enquanto aumentava o antagonismo com o Reino Ostrogodo de Teodorico, o imperador Anastácio I (r. 491–518) enviou uma frota de 100 navios de guerra para atacar as costas de Itália. Em 513, o general Vitaliano revoltou-se contra Anastácio. Tal conflito militar levou os rebeldes a reunir uma frota de 200 navios que, apesar de algumas vitórias iniciais, foi destruída pelo almirante Marino, que usou uma substância incendiária à base de enxofre para derrotar os navios inimigos, e que ficou conhecida como o fogo grego, arma fundamental para a sobrevivência do império oriental até a batalha de Matzinkert.
Em 533, tirando partido da ausência da frota vândala que tinha sido enviada para a Sardenha para suprimir uma revolta, uma frota de invasão de 92 dromons e 500 navios de transporte deslocou para a África um exército de 15.000 homens comandados por Belisário, marcando assim o início da Guerra Vândala. Esta foi a primeira das guerras de reconquista do imperador Justiniano I (r. 527–565), o mesmo que em 27 de dezembro de 537, concluiria a Catedral de Sancta Sophia.
Essas guerras foram, em larga medida, operações anfíbias, tornadas possíveis devido ao controle das rotas marítimas do Mediterrâneo, em que a marinha bizantina tinha um papel vital no transporte de abastecimentos e reforços para as forças expedicionárias e guarnições bizantinas amplamente dispersas. Esse fato não passou despercebido aos inimigos dos Bizantinos. Já anteriormente, na década de 520, Teodorico tinha planejado a construção de uma grande frota destinada a combater os Bizantinos e os vândalos, mas a sua morte em 526 fez com que esses planos nunca chegassem a ser completamente realizados.



Em 535, a Guerra Gótica (535–554) começou com uma dupla ofensiva bizantina, com uma frota transportando um exército comandado por Belisário atacando primeiro a Sicília e depois a Itália, e outro exército invadindo a Dalmácia. O controle bizantino no mar foi de grande importância estratégica, permitindo que o exército bizantino, numericamente inferior, lograsse ocupar a península com a vitória sobre a guarnição de Syracusa em 31 de dezembro de 535.

Nenhum comentário:

Postar um comentário