domingo, 29 de dezembro de 2013

29 de dezembro de 1786 – Convocação da Assembleia de Notáveis



Foi há 227 anos que efetivamente teve início a Revolução Francesa, quando o rei Luís XVI convocou a Assembleia dos Notáveis a 29 de Dezembro de 1786, em resposta à crise financeira francesa.
Luís XVI nomeou Lafayette para a Assembleia, na divisão do conde d'Artois, que se reuniu a 22 de fevereiro de 1787. Num discurso transmitido à assembleia, assinado e endossado por Lafayette, foi proposto reduzir despesas não necessárias, que incluíam, entre outras, a aquisição de propriedades inúteis e presentes para membros da corte.
Ocorre que os representantes dos notáveis, para intimidar o poder real, irão propor uma "verdadeira assembleia nacional", que representasse as três classes da sociedade francesa: clero, nobreza e povo.
Encurralado entre as crescentes necessidades do tesouro e a resistência insane no Parlamento de Paris em dar seu placet aos decretos de reforma emanados da autoridade real, o Rei irá em 8 de agosto de 1788, convocar os Estados-gerais para o ano seguinte.
Convocaos os Estados-gerais para 5 de maio de 1789, os debates começaram com a questão se os delegaos deviam votar por cabeça ou por Estado. Tal situação nova, só surgiu porque o Rei concordara em permitir que a representação do Terceiro Estado fosse equivalente em número à representação dos dois primeiros, e caso a votação fosse por Estado, a nobreza e o clero teriam vantagem sobre a burguesia, no entanto se fosse por cabeça, então o Terceiro Estado ficaria na frente, contando com os votos da nobreza empobrecida e do baixo clero, ligado às demandas populares.
A questão não ficou resolvida no ambito dos Estados Gerais e a 1 de junho de 1789, o Terceiro Estado pediu aos outros para se lhes junta rem Assembléia Nacional. Entre 13 e 17 de junho, muitos membros do clero e alguns da nobreza, concordaram; a 17, o grupo declarou-se Assembleia Nacional.
Três dias mais tarde, as portas dos seus aposentos foram trancadas. Esta situação levou ao Juramento do Jogo da Péla , onde os membros juraram não se separar até uma Constituição ser elaborada.
No dia 11 de julho de 1789, General de Lafayette apresentou um rascunho com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. No dia seguinte, depois da demissão do ministro das Finanças, Jacques Necker, Camille Desmoulins organizou um grupo de cidadãos armados.  O rei tinha cercado Paris com o Exército Real sob o comando do duque de Broglie. A 14 de julho  a Bastilha foi invadida e destruida pelo populacho de Paris!

Tinha início a Revolução Francesa como contada nos livros de história, que teve seus pródromos no dai 29 de dezembro de 1786, quando o Rei convocou os notáveis, os verdadeiros primeiros revolucionários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário