quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

26 de dezembro de 1805 – Tratado de Paz de Pressburgo






Nesta data há 208 anos o Império fundado por Carlos Magno no Natal de 800, tem fim sob os tacões do Exército do pequeno corso, imperador dos franceses desde 1804.
Nesta data é assinada a Paz de Pressburgo após a derrota da Áustria para os exércitos franceses na Batalha de Austerlitz. Com ele se dissolve o milenar Sacro Império Romano Germânico, e do seu esfacelamento, a margem esquerda do Reno é entregue à França, humilhação que será a precursora da irredutível rivalidade entre franceses e alemães durante todo o desenove e primeira metade do vinte.
Nas conquistas e humilhações impostas aos povos da Europa central por Napoleão estão os germes das futuras guerras de 1871, 1914 e 1939, que deixaram milhares de mortos, e produziram sofrimento e desmoronamento da ordem imperial na Europa.
A Revolução Francesa, tantas vezes louvada, derrubou uma disnastia de 900 anos, para instalar no seu lugar a ditadura de um corso e o comando militar de uma civilização brilhante. Entre Luis XIV e Napoleão não há apenas a diferença da legitimidade, mas a bagagem da história, que tornaram a França culpada de todos os sofrimentos inúteis de uma revolução que acabou com a aristocracia, única defesa contra as ditaduras, e quem o diz é Tocqueville!

Nenhum comentário:

Postar um comentário