sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

28 de dezembro de 1612 – Galileu Galilei observa pela primeira vez o Planeta Netuno.



John Couch Adams em 1845, através de equações matemáticas, considerou a existência de um novo planeta no Sistema Solar e após tal descoberta decidiu tornar público e oficial os seus cálculos, e decidiu apresentá-los numa conferência astronómica a 15 de Setembro de 1846! Não chegando a tempo para fazer a comunicação, o mundo continuou a não ter conhecimento dos resultados de Adams. Le Verrier pediu a alguns observatórios para procurar o novo planeta no sítio que os seus cálculos tinham previsto, e a 23 de Setembro de 1846, Johann Galle e Heinrich D’Arrest, no Observatório de Berlim, descobriram o que consideravam o novo planeta.

O novo planeta foi então chamado de Netuno e a sua descoberta foi um triunfo para a matemática, já que tinha sido previsto por ela. A descoberta de Netuno é creditada a ambos, Adams e Le Verrier.
Porém, tal não subsistiu por muito tempo pois surgiu uma nova controvérsia relacionada com Netuno. David Jamieson, físico da Universidade de Melbourne, estudou as anotações de Galileu e concluiu que o descobridor das 4 grandes luas de Júpiter também observara e descobrira o planeta Netuno.


Segundo as anotações e desenhos de Galileu, enquanto observava Júpiter e as suas luas por um telescópio, perto do maior planeta do nosso Sistema Solar, Galileu Galilei observou o planeta Netuno por três vezes: a 28 de Dezembro de 1612 o astro pareceu quieto no céu daí que Galileu pensou tratar-se de uma estrela; a 6 de Janeiro de 1613 Galileu desenhou um misterioso ponto negro sem qualquer legenda, que está bem no sítio onde, se sabe agora, Netuno se encontrava; e a 27 de Janeiro de 1613 tornou a ver o mesmo ponto, mas pensou que se trataria de uma estrela, apesar de parecer ter se movido em relação a outras estrelas no céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário