domingo, 10 de dezembro de 2017

10 de Dezembro de 1936: O Rei Eduardo VIII anuncia a sua abdicação do trono britânico para casar com a americana Wallis Simpson






Em 20 de janeiro de 1936 morria o Rei Jorge V, sucedia-o no trono do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte seu filho mais velho, Eduardo VIII, protagonista de uma crise dinástica e política no reino inglês em pleno período de agitação pouco antes da Segunda Guerra Mundial.

Eduardo VIII depois de uma vida de playboy acabou se apaixonando por uma mulher casada, já em seu segundo matrimônio, americana e sem nenhum título nobiliárquico, Wallis Simpson. Tal relação encontraria imensas dificuldades para ser aceita pelo staff da Igreja Anglicana, na medida em que o rei inglês é também o chefe da Igreja e o casamento morganático om uma divorciada criaram empecilhos à união bem como as tendências filo-germânicas do monarca num período entre guerras marcado pela ascensão do fascismo na Europa.

Foi em 16 de novembro de 1936, que o Rei Eduardo VIII convoca o Primeiro-Ministro Stanley Baldwin ao Palácio de Buckingham e expressa o seu desejo de se casar com Wallis Simpson tão logo ela estivesse livre para casar-se novamente, pois procurava estabelecer um acordo com o seu marido para que o divórcio lhe fosse dado com a responsabilização deste.




O Primeiro-Ministro Baldwin informou-lhe que seus súditos considerariam o casamento moralmente inaceitável, principalmente porque uma nova união após o divórcio era rejeitada pela Igreja Anglicana e o povo não toleraria Wallis como rainha. Argumentou ainda que como rei, Eduardo ocupava o posto de Chefe Supremo da Igreja Anglicana e o clero esperava que ele apoiasse seus ensinamentos.

Eduardo VIII propôs uma solução alternativa com um casamento morganático, no qual ele permaneceria rei, mas Wallis não se tornaria rainha. Em vez disso, ela desfrutaria de algum título menor e os filhos que pudessem ter não herdariam o trono. Isso também foi rejeitado pelo Gabinete Britânico, bem como pelos governos dos Domínios, cujas opiniões foram solicitadas nos termos do Estatuto de Westminster de 1931, que previa, em parte, que "qualquer alteração na lei no tocante à Sucessão do Trono, ao Tratamento Real e Títulos deverá requerer o consentimento dos parlamentos de todos os domínios, bem como o do Parlamento do Reino Unido ".

Os Primeiro-Ministros da Austrália, Canadá e África do Sul deixaram clara sua oposição ao casamento do rei com uma divorciada; o Primeiro-Ministro irlandês manifestou indiferença e distanciamento, enquanto o Primeiro-Ministro da Nova Zelândia, sem nunca ter ouvido falar anteriormente de Wallis Simpson, declarou que apoiaria a decisão de Londres. Confrontado com essa oposição, Eduardo inicialmente alegou que "não havia muitas pessoas na Austrália" e que a opinião deles não importava.

Instalada a crise política e dinástica, o rei numa posição de desafio informou a Baldwin que abdicaria se não pudesse se casar com Simpson.




Assim, não restou ao Primeiro-Ministro, senão apresentar três opções a Eduardo VIII: desistir da ideia do casamento, casar-se contra a vontade de seus ministros ou abdicar. Estava claro que Eduardo não estava preparado para desistir de Wallis Simpson, mas ele sabia que casar-se contra o conselho de seus ministros levaria à demissão do gabinete, provocando uma crise constitucional. Ele escolheu a abdicar.

Em 10 de dezembro de 1936, em Fort Belvedere, Eduardo assinou o "Instrumento de Abdicação" na presença de seus irmãos mais novos: príncipe Alberto, Duque de Iorque, o próximo na linha de sucessão ao trono, o príncipe Henrique, Duque de Gloucester e o príncipe Jorge, Duque de Kent. No dia seguinte, seu último ato como rei foi dar o consentimento real à Lei da Declaração de Abdicação de Sua Majestade de 1936. Conforme exigido pelo Estatuto de Westminster, todos os Domínios consentiram com a abdicação, embora o Estado Livre da Irlanda só tenha dado concordância em 12 de dezembro, com a aprovação da Lei das Relações Externas, que excluía de sua constituição qualquer menção à Coroa.

Na noite de 11 de dezembro de 1936, Eduardo, agora novamente príncipe, fez um pronunciamento à nação e ao império, explicando sua decisão de abdicar. Nessa transmissão, ele diria a famosa frase:

"Eu achei impossível carregar o pesado fardo da responsabilidade e cumprir meus deveres como rei, como eu gostaria de fazer, sem a ajuda e o apoio da mulher que eu amo".

Terminada a transmissão, o então Príncipe Eduardo partiu para a Áustria, mas não se juntou à Wallis Simpson até que o divórcio dela fosse ratificado, alguns meses mais tarde. Seu irmão, o príncipe Alberto, subiu ao trono como Rei Jorge VI e sua filha mais velha, a princesa Isabel, tornou-se a primeira na linha de sucessão, como herdeira presuntiva e Princesa de Gales.

Como novo rei, Jorge VI concede ao irmão mais velho o título de Duque de Windsor. No dia 3 de junho de 1937, Eduardo casa-se com Wallis no Castelo de Cande, no Vale do Loire, em França.

Nos dois anos seguintes, o casal visitaria vários países, entre eles a Alemanha, sendo homenageado por funcionários nazistas e tendo um encontro particular com Adolf Hitler. Depois da eclosão da Segunda Guerra, o duque aceita um posto como elo de ligação com a França. Em junho de 1940, a França é ocupada pela Alemanha e o casal muda para a Espanha. Durante esse período, os alemães elaboram um plano para sequestrar Eduardo com a intenção de fazê-lo voltar ao trono da Inglaterra como rei. O Rei Jorge VI, a exemplo do seu novo Primeiro-Ministro, Winston Churchill, opõe-se a qualquer acordo de paz com a Alemanha.

Sem saber do complot mas consciente das simpatias pró-nazis de Eduardo, Churchill oferece-lhe o governo das Bahamas. O duque e a duquesa embarcam em Lisboa no dia 1º de agosto de 1940, escapando por pouco a um esquadrão nazi pronto para raptá-los.

Em 1945, o casal retorna a Paris. Eduardo faz poucas visitas à Inglaterra, como para assistir aos funerais do seu irmão, em 1952, e o da sua mãe, a rainha Maria, em 1953. Eduardo morre em Paris em 1972 e é enterrado no Castelo de Windsor. Em 1986, morre Wallis, e o seu corpo é enterrado ao lado do marido. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário