sábado, 23 de fevereiro de 2013

23 de Fevereiro de 1455 – A Bíblia de Gutenberg





Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg, ou como comumente o conhecemos Johannes Gutenberg nasceu em Mogúncia, cerca de 1398 e aí veio a falecer em 3 de Fevereiro de 1468. Passou para a História como inventor e gráfico. Sua mais notável invenção foi o tipo mecânico móvel para impressão com o qual promoveu uma Revolução da Imprensa, com certeza e reconhecidamente considerado o evento mais importante do período moderno.
O desenvolvimento da imprensa escrita e sua popularização crescente teve um papel fundamental no desenvolvimento da Renascença e na expansão do saber universitário no Ocidente, o que em última análise permitiu a Reforma e a Revolução Científica. Lançou as bases materiais para a moderna economia baseada no conhecimento e a disseminação da ensino para toda a população, deixando esta de constituir um privilégio.
Johannes Gutenberg reconhecidamente foi o primeiro no mundo a usar a impressão por tipos móveis já por volta de 1439. De sua farta contribuição cultural para a humanidade, a impressão está em lugar destacado, porque esta invenção de um processo de produção em massa de livros a partir de um tipo móvel, permitindo a utilização de tinta a base de óleo e ainda de uma prensa de madeira similar à prensa de parafuso agrícola do período, tornou possível o constante e inexorável barateamento da produção de livros, o que permitiu a sua popularização e levou a o desencadeamento de movimentos irreprimíveis, como o Iluminismo na França nos séculos XVII e XVIII.
Sua invenção, um dos fatos mais memoráveis da história da humanidade, foi a combinação dos elementos disponíveis em um sistema prático que permitiu a produção em massa de livros impressos e que era economicamente rentável para gráficas e leitores. Teve um papel fundamental no desenvolvimento da Renascença, Reforma e na Revolução Científica e lançou as bases materiais para a moderna economia baseada no conhecimento e a disseminação da aprendizagem em massa.
Hoje comemoramos a publicação do primeiro livro na Prensa Móvel de Gutenberg. Paradigmático que seja o dia da publicação da Bíblia de Gutenberg, o incunábulo impresso na versão vulgata da Bíblia, na cidade de Mogúncia (Mainz, Alemanha). Sua produção da Bíblia começou em 23 de fevereiro, 1455.
A versão original desta Bíblia possui 1282 páginas com texto em duas colunas, a maioria era encadernada em dois volumes. Acredita-se que 180 cópias foram produzidas, sendo 45 em pergaminho e 135 em papel. Elas foram impressas, rubricadas e iluminadas à mão em um período de três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário