sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

31 de janeiro de 1956 – Juscelino Kubitchek, médico mineiro, presidente do Brasil







Às 15h do dia 31 realizou-se a cerimônia de posse do presidente Juscelino Kubitschek e do vice, João Goulart, no Palácio Tiradentes, no Rio de Janeiro. Logo após a solenidade, o presidente eleito seguiu com João Goulart para o Palácio do Catete, desfilando em carro aberto, para o ato de transmissão do cargo. Os dois foram recebidos por uma multidão de pessoas que saudavam o novo governante ao som de uma banda militar. Após ouvirem o Hino Nacional, Juscelino e Jango encaminharam-se para o salão nobre do Palácio, onde Juscelino recebeu do presidente em exercicio Nereu Ramos a faixa presidencial, símbolo do mais alto posto do Poder Executivo da República.



“Prometo manter, defender e cumprir a Constituição da República, observar suas leis, promover o bem geral do Brasil, sustentar-lhe a união, a integridade e a independência”,
declarou Juscelino ao tomar posse.

Na manhã do dia seguinte, JK encontrou-se com os ministros para a primeira reunião oficial enquanto Presidente. “Na primeira reunião ministerial do presidente Juscelino, foi feita uma análise ampla da situação econômica e financeira do país, tendo ele realçado a gravidade da crise financeira e exposto as linhas mestras do plano do Governo que viria a superar o desequilíbrio atual”, dizia a nota divulgada pela assessoria do presidente. Após a exposição de Juscelino, todos os novos Ministros de Estado se pronunciaram mencionando os problemas de suas respectivas áreas. Manifestaram-se no sentido de que o programa de governo deveria manter uma unidade de ação, concordando todos com as palavras proferidas pelo Presidente da República.


Já na sua primeira reunião, JK estabeleceu as metas de desenvolvimento do seu plano de governo para o quinquênio 1956-1961, as quais foram anunciadas ainda na sua campanha eleitoral. Ele afirmou ainda que as mesmas estariam sujeitas a revisão durante o primeiro ano de seu governo. Os setores que sofreriam mudanças radicais a fim de acelerar o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil seriam os de Energia, Transportes e Comunicações, Alimentação e Indústria de Base.


Eleito pelo voto popular em 1955, o candidato da aliança PSD-PTB governou o Brasil até o fim de seu mandato, em 31 de janeiro de 1961. O seu governo foi baseado no desenvolvimento econômico acelerado, e teve por lema “Cinquenta anos em cinco”. O ponto culminante do goveno JK foi a construção da nova capital, Brasília, projeto previsto em três constituições brasileiras, cujo objetivo era de integrar todas as regiões do país, gerar empregos e promover o desenvolvimento do interior do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário