segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

27 de janeiro de 1918 - Estreia de Tarzan dos Macacos no Teatro da Brodway









Tarzan dos macacos, em inglês: Tarzan of the Apes é um filme mudo em preto e branco, projetado pela primeira vez em 27 de janeiro de 1918, dirigido por Scott Sidney e protagonizado por Elmo Lincoln. Foi a primeira vez que o romance, Tarzan dos Macacos, de Edgar Rice Burroughs, tornou-se uma obra cinematográfica. O filme, no entanto é apenas uma adaptação da primeira parte da novela, deixando o resto como base para sequências, que se darão no Romance de Tarzan.
A trama relata que Lord Greystoke (True Boardman) é enviado pelo governo britânico para os territórios colonizados da África, com o intuito de dar fim ao tráfico de escravos, ainda praticado pelos povos árabes saarianos e sub-saarianos. Lord Greystoke parte, acompanhado de sua bela esposa Alice (Kathleen Kirkham), para a África, mas o navio em que viajam é vítima de um motim dos marinheiros. O representante do governo britânico logra escapar com vida do incidente graças a um marinheiro chamado Binns (George B. French), mas são abandonados indefesos na costa do continente africano. Binns acaba capturado por um grupo de traficantes árabes de escravos.
Alice, no tempo em que vivem no exílio forçado, acaba por conceber um filho, porém o destino reserva a morte, para o casal, alguns meses depois do nascimento do bebê. Esse é adotado então pelos símios Kala e Kerchak, que haviam perdido seu próprio filho.
A pequena criança adotada (Gordon Griffith), acaba a responder pelo nome de Tarzan e cresce acreditando que é um símio como o resto de sua família adotiva. Porém, um dia, enquanto olhava para seu reflexo na água, Tarzan começa a refletir sobre as diferenças físicas que tem para com eles. Neste intervalo, Binns, o marinheiro que salvara seus pais, consegue escapar da escravidão imposta pelos árabes após dez anos de cativeiro, e vai a busca do casal que deixara na costa para resgatá-los.
Quando chega ao local que recorda, encontra a cabana do casal e descobre que estão mortos, porém, encontra Tarzan e o convence a voltar para a Europa. Enquanto caminham pela floresta são atacados por árabes que haviam antes capturado Binns, separam-se, e o marinheiro consegue voltar à Inglaterra, onde conta o sucedido.
Muitos anos depois, um grupo de exploradores decide ir à floresta tropical para investigar a fantástica história de Binns. Neste momento o já adulto Tarzan (Elmo Lincoln), descobre o grupo e se enamora de de Jane (Enid Markey), filha do professor Porter (Thomas Jefferson). Tal contato aconteceu quando Tarzan a salva do ataque de um leão, no entanto, Jane é sequestrada na sequencia por um nativo africano.
Tarzan volta para resgatá-la, mas enquanto os expedicionários estão na busca do herói, os nativos acreditam que estes vieram para atacá-los, o que determina uma agressão preventiva levada a efeito pela tribo africana. Para deter o enfrentamento, Tarzan acaba por incendiar casas na aldeia dos nativos, o que salva os expedicionários. Resgata Jane e se apaixonam.
A produção foi filmada em 1917, ano em que a Europa se consumia na Grande Guerra, e ano em que Woodrow Wilson entrará na guerra ao lado de Inglaterra e França. As filmagens aconteceram em Morgan City, na Louisiana, utilizando pântanos para representar a selva africana.


Elmo Lincoln
Os produtores haviam pensado em filmar na Flórida, mas descartaram a ideia, porque Morgan City tinha pântanos que se assemelhavam à selva tropical africana, grande quantidade de habitantes afro-americanos que podiam participar como figurantes e um sistema ferroviário que permitiu trasladar os implementos necessários para as gravações por meio de trilhos.
O primeiro ator chamado para interpretar o personagem Tarzan foi o ator de vodeville Winslow Winston, mas este partiu para a guerra na Europa, antes do início das filmagens. A produção do filme começou com o ator Stellan Windrow no papel de Tarzan, mas este renunciou ao trabalho para se alistar ao exército. Algumas das cenas filmadas por Windrow, balançando-se nos cipós foram mantidas na versão final do filme.
O papel principal foi finalmente outorgado a Elmo Lincoln, e o dublê de acrobacias foi Frank Merril, que posteriormente interpretou o próprio Tarzan em outros dois filmes.
Segundo Al Bohl, o diretor do documentário Tarzan: Lord da Floresta da Louisiana, a produção do filme levou símios e macacos vivos aos pântanos, onde se realizou a filmagem, para dar-lhe maior realismo. Uma vez terminada a produção, não conseguiram fazer com que os animais regressassem a suas jaulas, o que determinou que ficassem ali vivendo em liberdade.


Tarzan of the Apes

Cartaz do filme com Elmo Lincoln.
Título     Tarzan dos macacos
Ficha técnica
Direção: Scott Sidney

Ajudante de direção: Charles Watt
Produção: William Parsons
Roteirista: Edgar Rice Burroughs (novela)
Adaptação: Fred Miller e Lois Weber
Música: filme muido
Som: filme mudo
Fotografía:Enrique Juan Vallejo
Montagem: Isadore Bernstein
Vestuario: E. M. Jahrhaus
Protagonistas: Elmo Lincoln (Tarzan)
Enid Markey
George B. French
Datas e estatíticas
País: Estados Unidos
Ano: 1918
Estréia:  27 de enero
Gênero   Ação / Aventura
Duração: 73 minutos
Idioma(s): Cinema mudo
Companhias
Distribuição: National Film Corporation of America
Filme da sequência:

O Romance de Tarzan

Nenhum comentário:

Postar um comentário