sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

9 de dezembro de 536: Belisário reconqueista Roma durante as Guerras Góticas





Primeira Guerra
Quando Teodorico, rei dos Ostrogodos, foi desviado para o Ocidente e submeteu a Odoacro, constituindo o Reino dos Ostrogodos, vassalo dos Imperadores de Bizâncio, este reino passou a fazer parte da órbita de influência e de poder político de Constantinopla. Assim, não poderia ter seu território reconquistado pelas tropas bizantinas.
No entanto com o assassinato de Amalasunta, regente do reino dos ostrogodos e filha de Teodorico em 535, Justiniano, imperador bizantino que tinha uma aliança com a rainha e se servia de bases na costa italiana para proteger o império do ataque dos vândalos, passa a ter um motivo para iniciar a reconquista do ocidente.
Justiniano utiliza o pretexto do assassinato para invadir a Itália e designa o grande general Belisário, recentemente vencedor dos Vândalos, para que enfrente em campo de batalha as tropas ostrogodas. Belisário rapidamente ocupou a Sicília e cruzando o estreito de Messina, toma Rhegium e Nápoles em novembro de 536.
Em 9 de dezembro de 536 as tropas de Justiniano, chefiadas pelo General Belisário expulsam de Roma as tropas ostrogodas de Vitige, tornado rei porque casado com Matasunta, filha da assassinada Amalasunta.
Instaladas as tropas imperiais em Roma reconquistada, Belisário sofreu um cerco godo de janeiro de 537 a março de 538, quando chegaram reforços de Constantinopla retomando então a ofensiva de reconquista da península.
Em 540 os francos entram no conflito e liderados por dez mil borgúndios chefiados por Teodeberto I, provocando o colapso das defesas ostrogodas fazendo com que Belisário em 540 cercasse e prendesse Vitige em Ravena, tendo levado este e sua esposa encarcerados para Constantinopla.
Ao ser vencido Vitige tentou seduzir Belisário com o título de Imperador Ocidental, mas este não se seduziu. Apesar disso, levantaram-se suspeitas sobre sua lealdade e Justiniano o deslocou para o extremo oriente do império para lutar com persas e sírios.



Segunda guerra
No entanto em 541 os ostrogodos se revoltaram e aclamaram Totila como seu novo Rei, após o assassinato de seu antecessor que abrira negociações com Justiniano. Quando a “Peste de Justiniano” devastou as terras do Império do Oriente, Totila percebeu a oportunidade e montando um exército deflagrou uma campanha vigorosa e exitosa contra os romanos orientais, recuperando toda a Itália setentrional e expulsando-os finalmente de Roma após um longo sítio entre 547-549.
Justiniano então teve de chamar de volta a Belisário, que encontrou uma situação totalmente modificada. Conseguiu com imenso esforço recuperar brevemente Roma, porém sua campanha em Itália fracassou rotundamente, principalmente porque lhe foram negados reforços e suprimentos, causados por um ciúmes doentio por parte de Justiniano. Em 548 Justiniano designou Narsés para liderar os exércitos romanos, tendo vencido os ostrogodos.



Terceira guerra
Uma terceira Guerra Goda foi travada a partir de 551, e novamente Roma foi sitiada e capturada por Totila, cujas ofertas de paz foram rechaçadas por Justiniano. Novamente o império do Oriente prepara uma expedição liderada pelo sobrinho do imperador, Germano Justino. Enquanto Libério atacava os visigodos na Hispânia, Germano acaba morrendo em 551 e é substituído por Narsés que investiu contra Totila derrotando-o e acabando com sua vida na batalha de Tagina. Os godos ainda manteriam Roma por um tempo, mas na batalha de Mons Lactarius em outubro de 553, Narsés derrotou a Teya e aos últimos exércitos ostrogodos na Itália.


Nenhum comentário:

Postar um comentário