terça-feira, 12 de dezembro de 2017

12 de dezembro de 1901: Transmissão de rádio transatlântica faz 100 anos






O físico italiano Guglielmo Marconi conseguiu enviar em 12 de dezembro de 1901 uma mensagem em código Morse desde Poldhu, Cornualha, Inglaterra até à Terra Nova, Canadá.
O sinal “S” recebido por Percy Wright, atravessou uma distância de mais de 3 mil quilômetros através do Oceano Atlântico. Marconi refutava assim quem afirmavam que a curvatura da Terra limitaria a transmissão a 300 quilômetros ou menos. Pelas suas pesquisas radiofônicas, Marconi receberia o Prêmio Nobel da Física em 1909.
Nascido em Bolonha, já após a unificação italiana de 1861, em 1874 de pai italiano e mãe irlandesa, Marconi estudou física, tornando-se interessado na transmissão por ondas de rádio depois de ter tomado conhecimento das experiências do físico alemão Heinrich Hertz.
Estimulado por um período de intenso desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico, deu início às suas próprias experiências em Bolonha a partir de 1894, sendo bem-sucedido em enviar um sinal de rádio a uma distância de 2,5 quilômetros.
Como recebeu pouco apoio pelas suas experiências na Itália, foi para a Inglaterra em 1896 onde constituiu uma companhia telegráfica sem fios e pouco depois já estava a enviar transmissões a distâncias superiores a 15 quilômetros.
Em 1899, conseguiu emitir uma transmissão através do Canal da Mancha. Naquele mesmo ano, equipou dois navios norte-americanos com o fim de enviar reportagens aos jornais de Nova Iorque a respeito do andamento da prova Copa da América. Esse intento bem-sucedido despertou enorme expectativa em Marconi e na sua empresa de comunicação sem fios.



De todos os seus esforços, pode-se afirmar que a maior façanha de Marconi ocorreu em 12 de dezembro de 1901 quando recebeu uma mensagem enviada da Inglaterra para Saint John, na Terra Nova. A transmissão transatlântica granjeou-lhe fama internacional.
Ironicamente, os detratores do projeto estavam certos quando declararam que as ondas de rádio não seguiriam a curvatura da Terra, como Marconi acreditava. 
Na verdade, o sinal de rádio transatlântico de Marconi seguiu rumo ao espaço, foi refletido na ionosfera, redirigindo-se ao Canadá. Muitas questões permaneceram no ar a respeito do comportamento das ondas de rádio e o papel da atmosfera nas transmissões radiofônicas.
Marconi continuaria a desempenhar um papel de protagonista nas descobertas e inovações radiofônicas durante as três décadas seguintes.
Em 1909, foi contemplado com o Prêmio Nobel de Física juntamente com o inovador do rádio, o físico alemão Ferdinand Braun. Após ter efetuado transmissões de rádio de pontos distantes como da Inglaterra para a Austrália, Marconi voltou as suas energias para experiências com ondas curtas de rádio, mais poderosas.
Morreu em 1937. No dia do seu funeral todas as estações da BBC guardaram dois minutos de silêncio, interrompendo totalmente as suas transmissões, em homenagem a Marconi pelas suas contribuições para o desenvolvimento da rádio.
De fato, foi neste dia 12 de dezembro de 1901, que três fracos sinais de código Morse representando a letra "s" foram captados por uma antena suspensa por uma pipa, na costa do Canadá.
Os sinais foram enviados pela primeira vez através do Atlântico, por meio de uma estação sem fio situada em um penhasco em Poldhu, na região da Cornualha, na Inglaterra.



Como resultado do experimento, o inventor italiano ganhou um lugar na história como o "pai da transmissão radiofônica" - título até hoje contestado.
Todas os meios de telecomunicação modernos, como rádio, TV, telefones celulares e satélites, remontam ao marco das telecomunicações realizado por Marconi.
O Nobel italiano foi um dos responsáveis pela imensa transformação do mundo entre 1870 e 1918, um período que mudou completamente a percepção do mundo, como ele é visto, seu redimensionamento e pôr fim a espiral  de velocidade da vida, do trabalho e da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário